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Explorando o Boardmaker 7: Como Criar Materiais Inclusivos e Personalizados na Educação Especial O Boardmaker 7 permite criar materiais personalizados com símbolos visuais, facilitando a comunicação e o aprendizado de alunos com deficiência. Você já se sentiu perdida na hora de criar materiais adaptados para seus alunos com deficiência? E se existisse uma ferramenta que facilitasse esse processo, tornando-o mais visual, acessível e eficaz? O Boardmaker 7 é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para desenvolver materiais personalizados, especialmente na educação especial e no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste artigo, você vai entender como essa ferramenta funciona, para quem ela é indicada e, principalmente, como usá-la para ampliar as possibilidades de aprendizagem de seus alunos com necessidades específicas. O que é o Boardmaker 7 e para que serve? O Boardmaker 7 é um software criado para facilitar a comunicação e o ensino de pessoas com deficiências cognitiv...

Dislexia e Inteligência Artificial: 5 Prompts práticos para apoiar a aprendizagem na sala de aula

Professora e aluna usando tecnologia assistiva com símbolos de IA e acessibilidade, representando a inclusão de alunos com dislexia.
Tecnologia assistiva e inteligência artificial promovendo a inclusão de alunos com dislexia na educação.


Você já se sentiu perdida ao tentar adaptar atividades para alunos com dislexia?

A dificuldade na leitura e compreensão pode ser desafiadora tanto para o aluno quanto para o educador. Mas a boa notícia é que a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode ser uma grande aliada nessa missão.

Neste artigo, você vai encontrar 5 prompts práticos, que você pode usar diretamente com ferramentas de IA como o ChatGPT, para criar recursos acessíveis e personalizados para seus alunos com dislexia.

Como a IA pode apoiar alunos com dislexia?

A IA consegue transformar textos complexos em versões acessíveis, gerar atividades adaptadas e até sugerir recursos visuais e sonoros para facilitar a aprendizagem. Isso não substitui o olhar pedagógico do professor, mas potencializa seu trabalho, poupando tempo e oferecendo soluções personalizadas.

5 Prompts com IA para ajudar alunos com dislexia na prática

Apresente cada prompt como um passo-a-passo com explicação e exemplo. Exemplo de estrutura:

1. Prompt para simplificar a leitura de textos

Prompt: "Explique este texto [colar o texto] em linguagem simples, com frases curtas e vocabulário fácil, para um aluno com dislexia de 10 anos entender."

Como usar: Cole o conteúdo desejado na IA e utilize a versão simplificada com seus alunos.

Exemplo: Um parágrafo original e a versão simplificada lado a lado.

2. Prompt para criar perguntas com apoio visual

Prompt: "Crie 5 perguntas de compreensão de leitura sobre este texto [colar o texto] e sugira uma imagem ilustrativa para cada pergunta que ajude na compreensão."

Como usar: Aplique na leitura guiada e use as imagens como apoio para alunos com dificuldades de decodificação textual.

3. Prompt para destacar palavras-chave

Prompt: "Resuma o texto [colar o texto] em até 5 frases, destacando palavras-chave em maiúsculas para facilitar a leitura de alunos com dislexia."

Como usar: Entregue o resumo aos alunos como mapa de estudo visual, com palavras em destaque para facilitar a memorização.

4. Prompt com apoio fonológico

Prompt: "Reescreva este parágrafo [colar o parágrafo] com rimas ou aliterações simples para facilitar a decodificação fonológica de alunos com dislexia."

Como usar: Ótimo para atividades de leitura em voz alta, ritmo e musicalidade.

5. Prompt para atividade gamificada

Prompt: "Crie uma atividade gamificada simples com base neste conteúdo [colar conteúdo], voltada para alunos com dislexia, usando pistas visuais e múltipla escolha."

Como usar: Ideal para tornar o aprendizado mais leve e divertido, com foco no reforço positivo.

Tecnologia com propósito: tornando a aprendizagem mais acessível

Professora auxiliando aluno com dislexia usando tecnologia de voz e inteligência artificial em sala de aula inclusiva
A inteligência artificial pode ser uma ponte de apoio entre professores e alunos com dislexia, facilitando a aprendizagem com empatia e tecnologia.


Usar IA não é sobre substituir o professor, mas potencializar seu olhar inclusivo. Cada prompt aqui apresentado pode ser adaptado à sua realidade e aos seus alunos. O importante é lembrar: acessibilidade começa com intenção — e você já deu o primeiro passo.

Quer mais ideias como essas?

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Referências 

  1. Snowling, M. J., & Hulme, C. (2012). Interventions for children’s language and literacy difficulties. International Journal of Language & Communication Disorders.

  2. Shaywitz, S. (2003). Overcoming Dyslexia: A New and Complete Science-Based Program for Reading Problems at Any Level.

  3. International Dyslexia Association (IDA). (2024). Effective reading instruction for students with dyslexia.

  4. UNESCO. (2023). Assistive Technology and Inclusive Education: Policy and Practice.

  5. OpenAI. (2024). Using AI Tools in Education: Opportunities and Considerations for Accessibility.

  6. CAST. (2022). Universal Design for Learning Guidelines version 3.0www.cast.org

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