Imagem
  Adaptações curriculares na educação inclusiva: Como garantir o direito de aprender? Sala de aula com diferentes recursos de acessibilidade e estratégias de adaptação curricular para atender as necessidades dos alunos. Você já parou para pensar como os estudantes com deficiência podem ter acesso real ao currículo escolar? 🤔 Muitas vezes, o conteúdo é o mesmo para todos… mas será que as estratégias também deveriam ser? Por que falar de adaptações curriculares? Imagine um aluno com deficiência visual recebendo a mesma prova escrita, sem nenhum recurso de acessibilidade. Ou um estudante com TDAH tendo que acompanhar longas aulas expositivas sem nenhuma pausa ou recurso visual. Esses são apenas dois exemplos de um problema muito comum nas escolas: a falta de flexibilização curricular. Adaptações curriculares não são “favor”, nem “exceção”. São um direito garantido por lei e um dos pilares da Educação Inclusiva! O que são adaptações curriculares? As adaptações curriculares são ajust...

 Guia Prático: Ferramentas de Inteligência Artificial para Educação Inclusiva

Uma sala de aula moderna e inclusiva, onde um grupo diversificado de crianças, incluindo aquelas com deficiência, estão ativamente envolvidas na aprendizagem usando tecnologia.
Ferramentas tecnológicas e inteligência artificial promovendo aprendizagem e inclusão significativa. Confira nesse guia completo.

A tecnologia tem transformado a educação inclusiva, tornando o aprendizado mais acessível e interativo. Este guia apresenta ferramentas de IA que podem auxiliar professores e mães de crianças com necessidades especiais, promovendo a inclusão e facilitando o ensino.

1. Ferramentas de IA para Acessibilidade e apoio à aprendizagem

Bate-papo GPT

O que é?
Uma IA que gera textos, responde perguntas e auxilia na criação de conteúdos educativos.
Como usar?
Acesse Chat GPT
Faça login e insira sua dúvida ou solicitação.
Use para criar atividades, compreender conteúdos e dúvidas sobre inclusão.
Crie histórias personalizadas para aprimorar habilidades sociais.
Exemplo de uso:
Gerar planos de aula adaptados para alunos com TEA.

Leitor Imersivo da Microsoft

O que é?
Uma ferramenta que facilita a leitura para alunos com dislexia, TDAH ou dificuldades visuais.
Como usar?
Acesse o Leitor Imersivo
Cole ou digite um texto.
Personalize uma leitura (velocidade, cor do fundo, espaçamento).
Exemplo de uso:
Tornar livros e atividades mais acessíveis para crianças com dificuldades de leitura.

Google Lens (Lente do Google)

O que é?
Permite transformar textos físicos em digitais, facilitando adaptações.
Como usar?
Abra o aplicativo Google Lens no celular.
Aponte a câmera para um texto.
Toque em “Ouvir” para ativar a leitura automática.
Exemplo de uso:
Digitalizar textos de livros e adaptá-los para crianças com baixa visão.

Assistente Google

O que é?
Assistente de voz que pode auxiliar alunos com dificuldades motoras ou cognitivas.
Como usar?
Ativo ou Google Assistant no celular.
Peça comandos como “Leia este texto” ou “Explique o que é um mamífero.
Exemplo de uso:
Crianças com dificuldades motoras podem usar comandos de voz para interagir com materiais educativos.

2. Aplicativos de realidade aumentada e interativa

Aljava

O que é?
Aplicativo que transforma desenhos impressos em modelos 3D interativos.
Como usar?
Baixe o Quiver no celular.
Imprima os desenhos do site.
Use o aplicativo para escanear e ver os modelos em 3D.
Exemplo de uso:
Tornar o aprendizado de ciências mais visual e envolvente.

Mesclar cubo

O que é?
Um cubo que, quando visto por um aplicativo, projeta objetos em 3D para interação.
Como usar?
Baixe o Merge EDU no celular ou tablet.
Use o Merge Cube para explorar planetas, células e muito mais.
Exemplo de uso:
Permitir que os alunos explorem o corpo humano em 3D, tornando o aprendizado mais imersivo.

3. Aplicativos de Comunicação Alternativa (CAA)

O que são?
Aplicativos que ajudam crianças não verbais ou com dificuldades na comunicação.
Opções recomendadas:

LetMe Talk – Gratuito e fácil de usar.

Proloquo2Go – Pago, mas muito completo.

Como usar?
Baixe um aplicativo de CAA no celular ou tablet.
Personalize os ícones com palavras e imagens familiares.
Ensine a criança a tocar nos ícones para se comunicar.
Exemplo de uso:
Alunos com TEA podem expressar necessidades e emoções usando imagens e áudio.

4. Criação de livros e recursos digitais

Criador de livros

O que é?
Aplicativo que permite criar livros digitais interativos.
Como usar?
Acesse Book Creator
Escolha um modelo de livro.
Adicione imagens, textos e áudios.
Exemplo de uso:
Criar livros personalizados para alunos com dificuldades de leitura.


📥 Baixe este guia em PDF
Para facilitar seu acesso, disponibilizamos este guia em formato PDF para download: 

📌 Baixar o Guia Prático de Ferramentas de IA para Educação Inclusiva


Você vai gostar de ler também: 



Comentários